FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Sobre o CEI
Contato
Eventos
Curiosidades
Fotos
 
curiosidades

Saiba quais são as 10 línguas/idiomas mais faladas no planeta


O número de línguas faladas no mundo é de aproximadamente 6912, segundo o livro “The Ethnologue: languages of the world”. Ao contrário do que muitos pensam o inglês não é o mais falado, porém comercialmente ele é o mais usado.
Os números representados abaixo são de falantes nativos, ou seja, pessoas que falam o idioma como primeira língua.

10º – Alemão -> 110,000,000

A língua alemã está em décimo lugar na lista de idiomas mais falados do mundo, tanto por nativos, quanto pelo número total de falantes. O alemão é falado principalmente na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, na maior parte da Suíça, Luxemburgo, na região italiana do Tirol Meridional e Namíbia. Cerca de 36 outros países, inclusive no sul do Brasil, fala alemão.

9º – Japonês -> 127,000,000

A língua japonesa é o idioma falado no Japão e em outros lugares do mundo onde se encontram comunidades de imigrantes e descendentes de japoneses, ou nikkei. A maior dessas comunidades fora do Japão encontra-se no Brasil, seguida pelas do Peru e dos Estados Unidos. O idioma tem forte presença em países como Havaí, Guam, Ilhas Marshall, Palau, Peru e Taiwan.

O japonês usa cinco sistemas de escrita diferentes: rōmaji, hiragana, katakana, kanji e os algarismos indo-arábicos.

8º – Russo -> 164,000,000

O russo é uma língua eslava, da família indo-europeia. É o idioma oficial da Rússia, Bielorrússia, Geórgia, Agência Internacional de Energia Atómica, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia (Gagáuzia e Transnístria), Turcomenistão, Ucrânia, Organização das Nações Unidas, Rússia e Ásia Central. Falado também no Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Israel, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia e outros 9 países.

É o mais falado dos idiomas eslavos, ocupa o primeiro lugar na lista dos idiomas mais falados na Europa por número de falantes nativos e o oitavo entre as línguas de todo o mundo.

O russo é escrito com uma versão moderna do alfabeto cirílico, contendo 33 letras.

7º – Bengalês -> 207,000,000

O bengali é a língua oficial de Bangladesh, Índia, estados de Bengala Ocidental e Tripura na Índia. Há também comunidades significativas de falantes de bengali em Assam, estado indiano, além de populações imigrantes no Ocidente e no Oriente Médio.

6º – Português -> 250,000,000

A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros. Possui dois padrões reconhecidos internacionalmente, o português brasileiro e português europeu. Os países falante do idioma são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Timor Leste, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e em cerca de 17 outros países.

5º – Árabe -> 320,000,000

Oriente Médio, Arábia, África do Norte

4º – Inglês -> 341,000,000

A língua inglesa é a língua nativa da Austrália, Canadá, EUA, Nova Zelândia, Reino Unido, Zimbábue, e outros países pequenos. Alguns países como a Irlanda, por exemplo, não tem o idioma como nativo mas é falado por mais de 95% da população.

3º – Espanhol -> 358,000,000

Embora o castelhano (espanhol) seja uma língua principalmente americana, é falada nos seis continentes, embora em alguns de forma quase residual.

Na América, é oficial na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, mas sua presença também é importante no Belize, Estados Unidos da América.

Na África, é oficial em Canárias, Ceuta, Melilha, Guiné Equatorial. Em 11 de julho de 2001, o espanhol (castelhano) foi declarado uma das línguas oficiais da Organização da Unidade Africana (OUA), junto com o árabe, francês, inglês, português e kiSwahili.

Na Europa, é oficial na Espanha e se fala também em Andorra e Gibraltar. Núcleos de imigrantes na Alemanha, França, Itália, República Checa e Suíça. É uma das línguas oficiais da União Européia.

Na Oceania, é oficial em Ilha da Páscoa (Chile). Núcleos de imigrantes na Austrália.

Junto com o inglês é a língua ocidental que possui mais falantes.

2º – Hindi -> 487,000,000

O idioma é falado na Índia, regiões norte e central. Índia é um país populoso, o que faz com o Hindi seja o segundo idioma mais falado do mundo.

1º – Mandarim -> 1,210,000,000

O mandarim é o idioma mais falado do mundo devido a população da China, que ultrapassa 1 bilhão de habitantes. O idioma é falado também em Hong Kong, Indonésia, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Tailândia, Vietname, Mianmar, Camboja.

 

 

 
 
 
Copyright © 2014 cei-idiomas. Direitos Reservados
Desenvolvido por W+S Comunicação